Omnichannel: o que é e como usar essa estratégia em negócios locais
Conhecer a estratégia omnichannel é uma excelente ideia para quem necessita dar […]
Conhecer a estratégia omnichannel é uma excelente ideia para quem necessita dar aquele gás nos seus negócios. Afinal, a internet está mudando a maneira como vivemos e, consequentemente, como fazemos compras.
Toda essa mudança não afeta apenas as grandes empresas, mas também os pequenos negócios locais. Assim, proporcionar uma experiência de compra fácil e sem entraves se tornou um grande desafio para todos.
Porém, a estratégia omnichannel é uma ótima maneira de mostrar que sua marca é confiável e está pronta para atender todas as demandas dos clientes, até mesmo aquelas que ele nem imaginou que poderiam existir.
Interessante, não é mesmo? E para entender o que é a estratégia omnichannel e como ela pode ser usada no seu negócio, confira agora mesmo este nosso novo conteúdo.
Boa leitura e boas vendas!
O que é Omnichannel
O omnichannel é uma abordagem de vendas multicanal, que tem como objetivo oferecer aos clientes uma experiência de compra perfeita, estejam eles comprando utilizando uma plataforma online, desktop ou dispositivos móveis, telefone, na loja física ou por meio de qualquer outro canal utilizado pela empresa.
O mais importante aqui é que todos esses canais estejam integrados para que assim seja possível estreitar o relacionamento com o consumidor.
O omnichannel vai além do alcance do maior número de pessoas possível, ele te ajuda a entender em quais canais a sua persona está mais presente e assim você poderá direcionar suas ações de marketing para eles.
Por fim, podemos dizer que o omnichannel é uma estratégia de vendas multicanal que oferece ao consumidor uma experiência integrada entre os canais de distribuição, promoção e comunicação.
Entre as grandes marcas que se utilizam da estratégia omnichannel podemos citar a Disney e a Nike.
Multichannel e cross channel
Quando falamos de omnichannel, é comum que haja confusão com outros termos parecidos, tais como multichannel e cross channel. Por isso, é importante entender a diferença entre eles.
Enquanto o omnichannel (todos os canais), gira em torno do consumidor e busca criar uma única experiência do usuário, unificando vendas e estratégias de marketing em todos os canais disponíveis da marca, o multichannel (muitos canais), gira em torno de seus produtos e deixa os consumidores engajarem e consumirem os produtos em qualquer plataforma. No multichannel as plataformas são tratadas de forma independentes e cada canal existe como uma oportunidade de compra isolada.
Já o cross channel (canais cruzados), é uma estratégia onde dois canais se combinam e se comunicam para melhorar a experiência de compra do cliente. Isso ocorre, por exemplo, nas livrarias onde há integração da loja virtual com a loja física. Nesses casos, é comum o consumidor pesquisar os detalhes sobre o produto online, comprá-lo no site e retirá-lo na loja presencial.
As vantagens do omnichannel
Entre as inúmeras vantagens da estratégia omnichannel podemos citar:
1. Melhor experiência do cliente para fidelizar o público: os clientes costumam usar vários dispositivos para pesquisar preços, comprar um produto ou serviço, rastrear seu pedido e até mesmo devolver o produto se necessário. Por isso, quando todos os canais estão disponíveis os clientes têm uma melhor experiência e acabam se tornando consumidores fiéis.
2. Crescimento das vendas fora da loja física: consolidando sua presença online, as marcas se tornam visíveis quando os consumidores procuram por palavras-chave que possam se referir a seus produtos ou serviços, o que pode, é claro, trazer bons negócios.
3. Facilita a vida do consumidor aumentando a coleta de dados: quanto mais canais uma marca utiliza, mais acesso elas têm aos dados do consumidor e, com esses dados em mãos, é possível criar uma jornada de compra mais personalizada e sugestões de produtos mais precisos.
Como utilizar o omnichannel no seu negócio
Para utilizar o omnichannel no seu negócio é preciso, antes de tudo criar um planejamento unificado das ações de marketing respondendo as seguintes questões:
- Quais canais de comunicação nossa marca já utiliza?
- Como utilizamos esses canais? Eles estão integrados?
- Quais os canais podem ser utilizados além desses?
- Qual a mensagem que queremos transmitir para o público?
- Como funciona a jornada de compra da nossa persona?
- Onde podemos investir para aumentar o volume de público que vamos atingir com o omnichannel?
É claro que cada empresa tem uma forma de administrar as campanhas de marketing e integrar os canais e aplicar, mas todos esses pontos devem fazer parte do planejamento.
Conte com ajuda de quem entende do assunto
Para que o consumidor tenha uma experiência omnichannel perfeita é necessário o uso especializado de ferramentas de inteligência bem como compreender profundamente as necessidades dos clientes.
Por isso, é importante contar com a ajuda de uma agência especializada. Só assim você terá certeza que o trabalho será feito de forma planejada e eficiente, visando atingir os melhores resultados para a sua empresa.
E por aqui, na Tecno Content, podemos montar um plano de ação perfeito para o seu negócio. Venha conversar com a gente!
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