O que é LEAD e qual é a importância da geração de leads nos negócios?
lead no marketing digital

Diariamente, milhares de pessoas se conectam à internet em todo o mundo. Estima-se que, só no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas estão conectadas com os mais diversos objetivos: tirando suas dúvidas, trabalhando, pagando contas, estudando, se divertindo ou fazendo compras. Por outro lado, existem milhares de sites de empresas como a sua, oferecendo produtos e serviços similares. Assim, entender o que é lead e qual a importância da geração de leads nos negócios é fundamental para se destacar e ter um empreendimento de sucesso. 

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especial para você sobre o assunto. Acompanhe e boas vendas!

O que é um lead

Um lead é um cliente em potencial. É um visitante que acessa seu site e deixa informações de contato (nome, telefone, email, etc), para sua empresa voluntariamente. Com isso, inicia-se um relacionamento que, se cultivado de forma eficiente, pode resultar em vendas. 

Porém, de modo geral, o lead não fornece suas informações gratuitamente. O lead deve receber algo em troca: um desconto, um brinde, uma newsletter, um e-book sobre um assunto relevante, etc. Ou seja, o usuário preenche um formulário em seu site, blog, perfil nas redes sociais ou landing pages e recebe um benefício

A boa notícia é que, quando isso acontece, é sinal de que ele já tem algum interesse pela sua empresa, produto ou serviço, mesmo que ainda não tenha finalizado uma compra efetivamente.

E, a partir de agora você pode se aproximar de maneira mais direta, enviando bons conteúdos para que, no futuro, ele se torne um cliente.

O problema é que muitas empresas ainda não sabem o que fazer com esses dados e como abordar o lead de maneira correta. 

Lead X Visitante

Essa é uma dúvida frequente entre as pessoas que começam a se aventurar no Marketing Digital. Pois bem, um lead é alguém que, depois de realizar a ação, fornece seus dados de contato para que o relacionamento continue e gere um bom negócio.

Já o visitante, é alguém que apenas entra no seu site, dá uma espiada e vai embora sem deixar seus contatos e com grandes chances de nunca mais retornar. 

A importância da geração de leads

Como você já deve estar imaginando, os leads permitem que sua empresa tenha um banco de dados dos potenciais clientes. E, essas informações, quando bem analisadas, permitem que você entenda quem são esses clientes, o que eles querem, o que não sabem e o que eles gostariam de aprender dentro da sua área de atuação.

Com isso em mãos, é possível trabalhar o posicionamento da marca. Enviar e-mails marketing, ofertas e conteúdo adequados e até mesmo desenvolver produtos e serviços que realmente sejam relevantes, impulsionando as vendas.

No mais, quando você utiliza trafego pago, anunciando em uma plataforma de anúncios como Google Ads, pode até realizar campanhas segmentadas. Porém, o usuário não solicitou o recebimento daquela informação, e isso pode fazer com que ele se sinta desconfortável ao recebê-la. Mas isso não acontece com um lead. 

Quando o trabalho é bem feito, é possível manter um relacionamento duradouro e uma base de clientes sempre em crescimento, favorecendo a expansão do seu negócio. 

Como fazer a geração de leads

Agora que você já sabe o que é lead e qual a importância da geração de leads, deve estar se perguntando como tornar isso possível na sua empresa, certo? Mas a resposta é simples: conteúdo relevante para cada fase do funil de vendas.

A melhor forma de promover a geração de leads é oferecer aos visitantes que chegam ao seu site e blog conteúdos interessantes e que eles desejem ter acesso.

Esses materiais são como “iscas” para que você inicie um relacionamento com os leads. 

Assim, ebooks, webinars, consultorias, planilhas, templates e infográficos, são bons exemplos de materiais que podem ser acessados pelos usuários em troca de informações para cadastro.

Sabendo como contatar estes leads, é possível conduzi-los em uma jornada de compra enviando novos conteúdos personalizados de acordo com cada perfil. Desta forma, o lead percorre o funil de vendas até que realize sua primeira compra e se torne um cliente.

O caminho entre tornar um simples visitante em um cliente fiel dos seus produtos ou serviços, tem relação direta com a geração de leads e com a qualidade do conteúdo ofertado durante a jornada de compra. 

Quer gerar leads de qualidade? Fale com quem entende do assunto

Embora a geração de leads não seja algo muito complicado, essa é uma estratégia que tem melhores resultados quando realizada por uma equipe de profissionais capacitados.  

Assim, contratar uma agência especializada é ter a certeza que o trabalho será feito de forma planejada e estratégica, visando atingir os melhores resultados para a sua empresa.

E por aqui, na Tecno Content, podemos montar um plano de ação para  o seu negócio. Venha conversar com a gente! 

E para ficar ainda mais por dentro desse e de outros assuntos relacionados ao Marketing Digital, continue acompanhando nosso blog, temos sempre novidades por aqui.

Mais notícias

Marketing analytics: o que é e por que é importante para o seu negócio?

Marketing analytics: o que é e por que é importante para o seu negócio?

Nem só de processos criativos vive o marketing. É preciso mensurar e […]

Ver mais
Varejo híbrido: 5 motivos para aderir a essa nova tendência

Varejo híbrido: 5 motivos para aderir a essa nova tendência

Pensando em aderir ao varejo híbrido, mas ainda tem dúvidas sobre essa […]

Ver mais
Gestão de tráfego para pequenos negócios: principais vantagens

Gestão de tráfego para pequenos negócios: principais vantagens

Você já sabe que o marketing digital pode ajudar a impulsionar os […]

Ver mais
Como crescer rápido na internet utilizando o poder da mídia paga?

Como crescer rápido na internet utilizando o poder da mídia paga?

Se você quer saber como crescer rápido na internet este nosso novo […]

Ver mais
Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico e qual deles é o melhor?

Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico e qual deles é o melhor?

Não sabe a diferença entre tráfego pago e orgânico e muito menos […]

Ver mais

Receba novidades

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber os documentos e novidades em primeira mão.

Receba novidades

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber os documentos e novidades em primeira mão.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.CONTINUAR E FECHAR