Marketing digital: como ele pode ajudar a impulsionar os resultados do seu negócio físico
Marketing digital: como ele pode ajudar a impulsionar os resultados do seu negócio físico

O marketing digital tem como principais objetivos atrair novos clientes e criar relacionamentos. Porém, muitos empreendedores ainda pensam que ele só se aplica às vendas online e, por possuírem um negócio físico, acabam ignorando essa modalidade de marketing.

E foi pensando nesses empreendedores que elaboramos este conteúdo. Vamos te mostrar como as estratégias de marketing digital podem te ajudar a impulsionar os resultados do seu negócio físico. Vem com a gente e veja seu negócio crescer. 

Porque fazer marketing digital para o seu negócio físico

Se antes as pessoas compravam apenas daquelas empresa que já conheciam, mesmo motivadas por campanhas de publicidade em meios tradicionais ou porque viam algo na vitrine que chamava a atenção, hoje os consumidores buscam na internet informações sobre produtos e serviços antes de comprar, mesmo que tenham como objetivo fazer a compra em uma loja física. 

Assim, para ter sucesso nas vendas é fundamental manter uma boa presença online, garantindo que sua empresa será vista quando os clientes fizerem suas buscas na rede.  

Por essa razão, o marketing digital, que nada mais é do que o conjunto de atividades executadas em ambientes digitais que visam promover produtos, serviços e marcas, se tornou uma  das principais estratégias para as empresas que desejam ser vistas e se comunicar com seu público de forma personalizada, direta e o mais importante, no momento certo

No entanto, quando o assunto é o ponto de venda físico, é comum que essa modalidade acabe sendo colocada em segundo plano.  

O que muitos empreendedores não sabem é que existem excelentes estratégias de marketing digital para os negócios físicos. Com elas é possível promover o ponto de venda (PDV), impactar clientes e assim, aumentar suas vendas

Estratégias de marketing digital para pontos de venda físicos 

E para você começar agora mesmo a estruturar estratégias de marketing digital para o seu PDV físico, separamos algumas dicas: 

Tenha um site e um blog 

Todas as empresas, independentemente do tamanho, precisam de um site para que sejam encontradas no Google ou outro mecanismo de busca. Assim, investir em um site é o primeiro passo para trabalhar com o marketing digital.

Nesse site o seu público deve encontrar todas as informações relevantes, tais como  contato, endereço, horário de funcionamento, descrição e fotos do seu produto ou serviço, etc. 

Também é interessante ter um blog com conteúdo exclusivo sobre assuntos relacionados ao seu produto ou serviço. Ou seja, se você tem uma loja de materiais esportivos, por exemplo, informações sobre o mundo dos esportes, saúde e bem-estar não podem faltar no seu blog. Com esse conteúdo você atrai pessoas interessadas no seu tipo de negócio e sua loja passa mais credibilidade e confiança.

Invista em SEO 

Com um bom site e um blog repleto de artigos interessantes para o seu público, é hora de ir além.

Infelizmente, dificilmente um usuário comum passa da primeira página de buscas dos buscadores (Google, Yahoo, Bing). E, por conta disso, é  importante utilizar técnicas de SEO para se destacar dos concorrentes e ganhar relevância nos mecanismos de busca.

Invista em tráfego pago

Uma outra opção é criar anúncios pagos, utilizando o Google Adwords. Com ele você pode segmentar seu público-alvo e ganhar um bom tráfego no site de forma rápida, levando mais clientes à sua loja.

E para isso, será preciso um investimento monetário em plataformas de tráfego para que seus anúncios apareçam para aqueles clientes em potencial.

O tráfego pago não tem tanta concorrência quanto o orgânico, podendo colocar o site da sua empresa em primeiro lugar na busca do Google. No entanto, para que você consiga um bom resultado com ele, é necessário conhecer alguns segredos que você pode encontrar no nosso artigo Tráfego pago para pequenos negócios: 5 segredos para aumentar suas vendas.

Marque presença do seu negócio físico nas redes sociais

Diferentes estudos indicam que a maioria dos consumidores são influenciados pelas informações postadas nas redes sociais na hora de fazer suas compras. Assim, é muito importante criar páginas e perfis para interagir com os potenciais clientes.

Ter, ao menos, uma publicação por dia nas redes sociais, usar uma linguagem adequada ao seu público, compartilhar notícias do segmento do seu negócio, criar vídeos e usar imagens criativas e interessantes são boas ideias para manter as redes sociais do seu negócio sempre atrativas. 

Crie um perfil da sua empresa no Google

Por fim, uma ótima dica é criar um perfil da empresa gratuito para seu estabelecimento físico no Google com informações relevantes do negócio e adicionando fotos, ofertas, postagens, etc. 

Com ele é possível também controlar como seu negócio aparece nas buscas do Google e no Maps.

Como mensurar os resultados do marketing digital do seu negócio físico

Uma das grandes vantagens do marketing digital, ao lado do baixo custo se comparado ao marketing tradicional, é o fato de que ele pode ser mensurado. E, no caso das lojas físicas, para mensurar o resultado das suas estratégias deverá existir uma conexão entre o que acontece no on e no offline.

Ou seja, além de mensurar suas campanhas online usando taxas de clique, conversão e custo por clique, será preciso avaliar quantas vendas foram concretizadas em razão das ações digitais

Complicado? Nem tanto. Para isso, basta instruir seus vendedores para perguntarem sempre aos clientes como ficaram sabendo da existência da loja, ou mesmo de uma promoção específica

Vale também distribuir cupons de desconto em alguns canais digitais. Assim, você saberá quantos clientes foram impactados pela ação da marca ao apresentarem o determinado cupom. 

E aí, gostou do nosso conteúdo? E para ficar ainda mais por dentro desse e de outros assuntos relacionados, continue acompanhando nosso blog, temos sempre novidades por aqui. 

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