Funil de vendas para tráfego pago: como desenvolver um que converte

Já falamos aqui no blog sobre o tráfego pago para pequenos negócios […]

26. setembro. 2022 Por: admin
Funil de vendas no marketing digital

Já falamos aqui no blog sobre o tráfego pago para pequenos negócios e hoje, neste nosso novo conteúdo, vamos te mostrar como desenvolver um funil de vendas para tráfego pago que realmente funcione.

Confira nossas dicas e faça seu negócio decolar!

O que é funil de vendas

Para começar, é bom que você saiba que funil de vendas, também chamado de pipeline, é o nome dado ao modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda. Ou seja, ele é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar o negócio e compartilhar sua experiência com seus amigos e familiares.

Qualquer empresa que faça uso do marketing digital pode aumentar suas vendas usando um funil de vendas. Esse, por sua vez, é dividido em três partes, as conhecidas etapas da jornada de compra. São elas: topo, meio e fundo.

Etapas do funil de vendas

1. Topo do funil

É a parte superior. Ela corresponde ao estágio em que os esforços de marketing são direcionados a um cliente em potencial que não conhece seu negócio, serviço ou marca. 

Aqui, você deve focar na apresentação do que você oferece. Isso é feito de várias maneiras como, por exemplo, por meio de publicidade em redes sociais que seu público-alvo costuma visitar e patrocínio de eventos locais.

2. Meio do funil

Nesta etapa o objetivo é levar o potencial cliente à sua página de destino, e, em seguida, convencê-lo a fornecer alguns dados em troca de conteúdo ou uma oferta, como um e-book ou uma consultoria gratuita, por exemplo.

Estratégias interessantes para esta etapa são: 

  • Marketing de conteúdo;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing automatizado;
  • SMS marketing.

Dessa forma, o usuário se transforma em um lead e é conduzido para a próxima etapa.

3. Fundo de funil

É onde um cliente em potencial decide comprar seu produto ou serviço

Os clientes que já estão na etapa de fundo de funil de vendas precisam de uma motivação final para concretizar a compra. Então, é o momento de dar aquele empurrãozinho e oferecer um frete grátis, um desconto maior ou um brinde.

Como montar um funil de vendas

Veja a seguir o passo a passo de como montar um funil de vendas que converte.

1. Determine qual produto ou serviço você vai oferecer

Na hora de escolher o produto ou serviço que você vai oferecer aos seus clientes em potencial, avalie os seguintes aspectos:

  • Custo e forma de pagamento;
  • Formato (digital ou físico);
  • Forma de entrega;
  • Componentes, ou seja, tudo o que o seu produto inclui.

2. Defina quem é a persona que vai consumir a oferta

Depois de saber o que você quer vender, é hora de definir para quem.

Trace um perfil com informações como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Onde mora;
  • Estado civil;
  • Interesses;
  • Profissão;
  • Desejos;
  • Necessidades.

Tente ser bastante detalhista, só assim será possível entender como se comunicar da melhor forma possível com seu cliente ideal.

3. Crie sua oferta e uma landing page

A landing page é uma página integrada ao site do seu negócio, que possui uma oferta, suas vantagens e também um formulário para que o usuário possa se cadastrar e receber o que você ofertou.

Ela deve conter:

  • Um título claro do brinde que você está oferecendo;
  • Quatro a cinco benefícios de sua oferta;
  • Um lugar onde o cliente em potencial possa colocar o nome, e-mail e telefone.

O objetivo da sua oferta é atrair a atenção e o interesse de clientes em potencial, fornecendo algo valioso. Isso vai motivá-los a avançar ao longo do funil.

4. Automatize fluxos de e-mail e/ou mensagens

Depois que um cliente em potencial se inscrever para receber sua oferta, enviando suas informações de contato, ele deve receber conteúdos de boas-vindas, mensagens com estudos de caso, prova social, depoimentos, promoções e mais.

Para isso, você pode utilizar um software de automação de marketing.

5. Direcione o tráfego para sua página de destino

É aqui que entra o tráfego pago, os famosos links patrocinados, que é um atalho estratégico para a sua marca ser vista e reconhecida. É por meio dele que você vai divulgar sua oferta nas redes sociais e no Google.

E para isso, será preciso um investimento monetário em plataformas de tráfego (Facebook Ads,  Google AdsYoutube AdsLinkedIn Ads, etc), para que seus anúncios apareçam para aqueles clientes em potencial.

O tráfego pago é uma ótima ferramenta para a conversão de mais clientes. Lembrando que conversão nada mais é do que a porcentagem das pessoas que acessam sua página e se inscrevem em sua oferta, entrando em seu funil.

6. Avalie seu funil de vendas

À medida que o tráfego cresce, é importante avaliar como sua página de destino converte e qualifica visitantes.

Quando criado corretamente e utilizado com uma boa estratégia de tráfego pago, o funil de vendas aumenta o volume de leads qualificados, a visibilidade do seu negócio e claro, a sua receita.

Conclusão

Na atualidade, se você deseja ter sucesso no seu negócio físico ou digital, o funil de vendas é essencial.

Mas para conseguir os melhores resultados, é importante contratar uma agência especializada em tráfego pago como a Tecno Content. Dessa forma, você terá a certeza que o trabalho será feito de forma planejada e estratégica, visando atingir os melhores resultados para a sua empresa.

E para ficar ainda mais por dentro desse e de outros assuntos relacionados, continue acompanhando nosso blog, temos sempre novidades por aqui. 

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