Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico e qual deles é o melhor?
Tráfego pago e orgânico

Não sabe a diferença entre tráfego pago e orgânico e muito menos qual deles é o melhor para o seu negócio?

Pois saiba que essas são dúvidas muito comuns entre empresas e profissionais que estão começando a investir em marketing digital. Pensando nisso, elaboramos este texto com informações sobre tráfego pago e orgânico.

Boa leitura e boas vendas!

O que é tráfego?

A primeira coisa que você precisa saber é o conceito de tráfego, então vamos lá!

Muitas pessoas estão na internet buscando algum tipo de produto ou serviço local, certo? E se você possui uma empresa e ela está presente na internet, seja vendendo serviços ou produtos, você precisa que ela seja vista, ou seja, você precisa de tráfego.

O tráfego se refere à audiência, ao número de visitantes. Assim, quanto mais visitas, mais vendas.

E essas visitas podem vir de diversos lugares: mecanismos de busca, outros sites ou redes sociais.

Buscadores como o Google estão entre os pontos de contato mais importantes para alcançar os consumidores. Afinal, hoje em dia, praticamente todo mundo tem o hábito de pesquisar neles antes de comprar um produto ou serviço.

Porém, muitas pessoas clicam apenas nos links que aparecem na primeira página do buscador, o que faz com que seja importante que seu site esteja bem colocado nas primeiras posições.

E existem dois caminhos para alcançar as primeiras posições: Trabalhando o SEO (Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo e assim, ganhar relevância nas pesquisas ou comprando um espaço de destaque para atrair os cliques.

O marketing de conteúdo consiste na produção e na distribuição de conteúdo qualificado para atrair o público-alvo de uma empresa.

Já o SEO é um conjunto de práticas e ações de otimização que buscam cumprir as exigências dos mecanismos de busca e assim, ranquear as páginas nos resultados de busca. A finalidade do SEO é melhorar o posicionamento da sua página e colocar o site entre os primeiros resultados.

Agora que você já sabe tudo isso, fica fácil entender a diferença entre tráfego pago e orgânico.

Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico?

O tráfego orgânico é aquele que acontece naturalmente quando um usuário encontra o seu site de forma espontânea.

Quando uma pessoa está pesquisando em buscadores ou mesmo por indicação de outra pessoa e entra no seu site, isso significa que ela encontrou o seu site de forma orgânica. Mas que para isso aconteça, é necessário que exista planejamento, produção de conteúdo e paciência, só assim será possível alcançar os resultados desejados.

Além do tráfego orgânico, existe o tráfego pago, os famosos links patrocinados, que é um atalho estratégico para a sua marca ser vista e reconhecida. 

No tráfego também é necessário criar conteúdo de qualidade. No entanto, ele será entregue de forma mais direta para o público que você deseja realmente alcançar. Mas para isso será preciso um investimento monetário em plataformas de tráfego para que seus anúncios apareçam para aqueles clientes em potencial.

O tráfego pago não tem tanta concorrência quanto o orgânico e pode colocar o site da sua empresa em primeiro lugar na busca do Google.

Para saber mais sobre tráfego pago, confira nossos artigos Tráfego pago para pequenos negócios: 5 segredos para aumentar suas vendas e Funil de vendas para tráfego pago: como desenvolver um que converte.

Em qual tipo de tráfego investir?

Antes, o tráfego orgânico bastava para uma marca se destacar. Porém, com a popularização da internet e o aumento da competitividade entre as empresas, houve uma mudança no perfil dos consumidores. Agora, as pessoas buscam uma análise mais aprofundada dos produtos e serviços que pretendem adquirir. Assim, é comum que exista muita pesquisa em sites, redes sociais e blogs antes da compra.

Por isso, cada vez mais é importante investir em uma estratégia de atração e captação, o que é feito com o uso do tráfego pago.

Porém, a decisão de investir em uma estratégia de marketing digital focada em tráfego pago ou tráfego orgânico deverá levar em consideração aspectos como objetivo, custo-benefício, urgência de resultados e recursos disponíveis.

Como trabalhar o tráfego pago e orgânico?

Mas atenção, o ideal é fazer uso em conjunto do tráfego pago e orgânico.

O tráfego pago ajuda, e muito, o tráfego orgânico. O primeiro atrai e o segundo fideliza o seu público, fazendo com que ele acesse mais o seu site para acompanhar o seu conteúdo e, com isso, acompanhe a sua marca, sem precisar ser atingido por publicações pagas.

Ou seja, ambos os tráfegos se complementam e os melhores resultados são alcançados quando sua empresa realizar investimentos nos dois tipos.

E, embora trabalhar o tráfego e orgânico não seja algo muito complicado, essas ferramentas podem ser melhor aproveitadas quando colocadas em prática por uma equipe de profissionais capacitados.  

Assim, contratar uma agência especializada em tráfego pago e orgânico é ter a certeza que o trabalho será feito de forma planejada e estratégica, visando atingir os melhores resultados para a sua empresa.

E por aqui, na Tecno Content, podemos montar um plano de ação para as suas campanhas de marketing digital. Venha conversar com a gente! 

E para ficar ainda mais por dentro desse e de outros assuntos relacionados, continue acompanhando nosso blog, temos sempre novidades por aqui. 

Mais notícias

Marketing analytics: o que é e por que é importante para o seu negócio?

Marketing analytics: o que é e por que é importante para o seu negócio?

Nem só de processos criativos vive o marketing. É preciso mensurar e […]

Ver mais
Varejo híbrido: 5 motivos para aderir a essa nova tendência

Varejo híbrido: 5 motivos para aderir a essa nova tendência

Pensando em aderir ao varejo híbrido, mas ainda tem dúvidas sobre essa […]

Ver mais
Gestão de tráfego para pequenos negócios: principais vantagens

Gestão de tráfego para pequenos negócios: principais vantagens

Você já sabe que o marketing digital pode ajudar a impulsionar os […]

Ver mais
Como crescer rápido na internet utilizando o poder da mídia paga?

Como crescer rápido na internet utilizando o poder da mídia paga?

Se você quer saber como crescer rápido na internet este nosso novo […]

Ver mais
Omnichannel: o que é e como usar essa estratégia em negócios locais

Omnichannel: o que é e como usar essa estratégia em negócios locais

Conhecer a estratégia omnichannel é uma excelente ideia para quem necessita dar […]

Ver mais

Receba novidades

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber os documentos e novidades em primeira mão.

Receba novidades

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber os documentos e novidades em primeira mão.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.CONTINUAR E FECHAR