Varejo híbrido: 5 motivos para aderir a essa nova tendência
Pensando em aderir ao varejo híbrido, mas ainda tem dúvidas sobre essa […]
Pensando em aderir ao varejo híbrido, mas ainda tem dúvidas sobre essa tendência? Este texto é para você. Confira e descubra 5 motivos para aderir a tendência do momento e unir os canais online e offline do negócio.
Boa leitura e boas vendas!
O varejo híbrido
Varejo híbrido é um modelo de vendas que combina a experiência na loja física com as compras online. Ele permite que as empresas atendam às necessidades dos consumidores da era digital, que esperam uma integração completa entre os canais online e offline.
Nesse ponto você deve estar se perguntando qual a diferença entre varejo híbrido, omnichannel e figital, certo?
Pois bem, omnichannel é uma estratégia em que os canais de venda, atendimento e/ou marketing de uma empresa estão todos integrados. Já o figital é a abordagem necessária para atender às exigências do omnichannel, unindo canais online e offline, e criar uma experiência mais completa para o consumidor.
Como se vê, varejo híbrido e figital são conceitos muito próximos. A diferença é que o segundo é mais abrangente, podendo englobar empresas para além do comércio B2C (Business to Consumer). De qualquer forma, a ideia é a mesma: integrar perfeitamente a loja física à loja virtual para atender o cliente em todas as frentes com a mesma qualidade.
E para saber mais sobre omnichannel, vale a pena conferir nosso artigo Omnichannel: o que é e como usar essa estratégia em negócios locais.
Varejo híbrido como tendência
O varejo híbrido é uma tendência que veio para ficar, já que os consumidores esperam que as empresas estejam prontas para atender às suas necessidades em diferentes canais.
Por exemplo, o cliente quer aproveitar os descontos da loja online, mas retirar o produto na loja física mais próxima de sua residência e assim, reduzir o tempo de entrega e economizar no frete.
Outro exemplo é quando o cliente faz uma compra na loja física, porém realiza o pagamento de forma rápida pelo aplicativo.
Essas experiências do varejo híbrido são cada vez mais comuns e estão se tornando obrigatórias para as empresas que têm como objetivo oferecem maior conveniência e flexibilidade.
Motivos para aderir ao varejo híbrido
Veja agora 5 excelentes motivos para aderir ao varejo híbrido:
1. Possibilidade de atender um maior número de clientes
Uma das grandes vantagens do varejo híbrido é a possibilidade de atender um maior número de clientes. E isso acontece porque a empresa não se limita a um único canal e, pode assim, alcançar um número muito maior de pessoas.
2. Otimiza a logística
O varejo híbrido exije preparo e adaptação para a logística, porém ele pode favorecer muito esse setor. Por exemplo, vendas realizadas com por meio de um canal digital, exemplo, evitam o rompimento de estoque em uma unidade física. Com isso, há um melhor gerenciamento dos recursos disponíveis.
Pode-se também, usar a loja física como um tipo de centro de distribuição (CD). Dessa forma, as entregas tendem a ser favorecidas sem que exista a necessidade de expansão da estrutura de armazenamento.
3. Traz uma melhor experiência para o seu cliente
Os consumidores ganham muito com a integração entre online e digital e têm uma experiência mais positiva com a marca. Isso porque você se coloca à disposição do consumidor para atendê-lo da maneira que ele preferir, dando alternativas de quando e como comprar.
O cliente quer praticidade e agilidade na hora da compra, e isso pode se dar tanto por meio da aquisição online ou de forma presencial.
São experiências diferentes, mas cada uma com seu valor e, por isso, não podem ser deixadas de lado.
4. Ajuda na tomada de decisão
O varejo híbrido, dependendo do modelo adotado, pode ajudar na tomada de decisão, aumentando a segurança do consumidor quanto à escolha do produto.
Quantas vezes você já desistiu de comprar um produto pela internet porque tinha dúvidas sobre o produto e só fechou a compra depois que visitou a loja? É que presencialmente é possível analisar a qualidade do produto, seu design e também tirar todas as dúvidas sobre com os vendedores.
5. Aumenta a competitividade
O varejo híbrido é uma tendência que não para de crescer e os negócios que não o adotarem tendem a ser deixados para trás.
Dessa forma, colocar essa estratégia em prática desde já permite que você atenda melhor o consumidor e se torne mais competitivo.
Contrate uma agência de marketing digital para ajudar no crescimento do seu negócio
Agora que você já sabe o que é o varejo híbrido e quais os motivos para adotá-lo, saiba que a contratação de uma agência especializada em marketing digital é fundamental para o sucesso do seu negócio. Só assim você terá a certeza que o trabalho será feito de forma planejada e estratégica, visando atingir os melhores resultados para a sua empresa.
E aqui, na Tecno Content, podemos montar um plano de ação para o seu negócio. Venha conversar com a gente!
E para ficar ainda mais por dentro desse e de outros assuntos relacionados ao Marketing Digital, continue acompanhando nosso blog, temos sempre novidades por aqui.